Como funciona a previdência privada?
Você sabia que pensar no seu futuro financeiro é uma das maiores provas de amor consigo próprio e com sua família? Com isso em mente, precisamos falar sobre como funciona a previdência privada e como ela pode garantir sua tranquilidade futura.
Hoje, muito se fala em cuidar da saúde do corpo e da mente para envelhecer da melhor forma. Mas, para isso, precisamos falar também da saúde financeira das pessoas.
De acordo com uma pesquisa do instituto britânico Money and Mental Health, para 86% de um grupo de quase 5.500 entrevistados, uma relação difícil com as finanças traz prejuízos à saúde mental. E o estresse com o sustento pode implicar, por sua vez, o surgimento de doenças do coração, diabetes e outras enfermidades, como aponta a Dra. Linda Gallo, da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos.
Isso ressalta a importância de entender como funciona a previdência privada. Afinal, ela pode ajudar a resolver suas preocupações com o futuro e contribuir para sua qualidade de vida.
Tire as principais dúvidas sobre o assunto a seguir.
O que é a previdência privada?
O tema da previdência privada entra em uma conversa maior, a do planejamento previdenciário. E isso não se refere apenas a calcular o melhor momento de aposentar-se, mas também a planejar a renda que terá após uma vida dedicada ao trabalho.
Então, exatamente, o que é a previdência privada?
Em resumo, trata-se de um investimento feito com o objetivo de aumentar o patrimônio investido pelo indivíduo e retornar como fonte de renda futura. Essa renda então pode ser usada para o sustento na melhor idade, para financiar projetos, comprar imóveis, realizar sonhos e o que mais se desejar.
Você ainda pode escolher como pretende resgatar essa renda. Pode ser por mês, em partes ou tudo de uma vez. E o melhor: não precisa esperar o prazo da aposentadoria pela Previdência Social, já que a previdência privada não está atrelada ao INSS.
A previdência privada também é conhecida como previdência complementar por essa razão. Para quem já contribui com o INSS, ela oferece a oportunidade de ter uma renda extra no futuro, sem limite de teto e mais adequada ao padrão de vida desejado. Esse é um dos principais motivos para investir na previdência privada.
Já para quem não tem vínculos empregatícios de CLT ou não figura entre os contribuintes obrigatórios, ela se torna indispensável para o sustento futuro.
Como você vê, quanto mais se aprende como funciona a previdência privada, mais vantagens aparecem. Então, vamos mergulhar de vez neste tópico.
Como funciona a previdência privada?
Vamos colocar você no papel do investidor para explicar melhor como funciona a previdência privada.
Nesse caso, como ocorre em todo investimento, você precisará fazer um aporte financeiro em uma instituição que ofereça essa solução para sua renda futura. Esse aporte pode ser feito de uma vez, todos os meses, de forma mais espaçada… Tudo depende do quanto pode investir e do modelo de trabalho da instituição.
O investimento fica alocado em fundos e é administrado pela instituição financeira, que negocia os ativos desses fundos de acordo com o perfil escolhido pelo investidor: conservador, moderado ou arrojado. É daí que vem o acúmulo de patrimônio, em menor ou maior escala.
Enquanto isso, além dos aportes, é preciso atentar-se a algumas despesas correlatas à manutenção do fundo. Pode haver uma taxa de custódia pela empresa que administrará seu patrimônio, assim como taxas de administração do fundo, de carregamento, entre outras.
Portanto, vale pesquisar bem qual é o plano de previdência privada com melhor rendimento para o seu caso. E isso pode ser feito por meio de uma corretora como a Torus.
Uma vez que esteja contente com o patrimônio acumulado e o considere satisfatório para seu sustento futuro, pode fazer o resgate. Isso pode coincidir ou não com sua aposentadoria de fato. A escolha é sua.
Uma questão importante a respeito do resgate é que ele está sujeito à tributação. A incidência no Imposto de Renda dependerá também da escolha do plano, daí a importância de contar com apoio especializado nessa decisão.
A previdência privada é uma poupança para a aposentadoria?
Como investimento, a previdência privada é muito diferente de uma poupança para a aposentadoria. Isso porque a poupança tem sua lucratividade limitada aos juros, que podem ser menores que a inflação acumulada.
Já o ganho com a previdência privada está mais relacionado ao tempo de investimento e ao perfil do plano previdenciário. Se você ainda tem vários anos de trabalho pela frente e um perfil mais arrojado, pode investir em um plano baseado no mercado de ações, por exemplo, em que os ganhos podem ser maiores no longo prazo.
Por outro lado, se é mais conservador ou deseja apenas um complemento básico à renda, pode escolher um plano com ativos menos voláteis e de lucro previsível.
Quem pode investir na previdência complementar?
Outro bom motivo para investir na previdência privada é que ela não tem as restrições da Previdência Social. Não é preciso ter carteira assinada, comprovar renda e, em muitos casos, não há aporte mínimo necessário. Em algumas instituições, é possível começar investindo com mensalidades abaixo de R$ 100.
Daí podemos fazer dois destaques:
- Quanto antes você começar a investir na previdência privada, maior poderá ser o patrimônio acumulado.
- Quanto mais regulares e maiores forem os aportes, maior poderá ser sua renda futura.
Existem riscos na previdência privada?
Optando por uma instituição financeira de confiança no mercado, o risco da previdência privada está mais associado ao perfil do fundo previdenciário.
Um fundo mais arrojado naturalmente será mais volátil, como na negociação de ações e moedas estrangeiras. Por isso, é fundamental manter o investimento por um período de acumulação razoável.
No longo prazo, as oscilações negativas do mercado podem ser neutralizadas e traçar um caminho de crescimento do patrimônio.
Como uma corretora pode ajudar na sua escolha?
Planejar a aposentadoria desde já com a previdência privada será um importante passo para garantir uma renda adequada no futuro, seja para a própria aposentadoria, seja para qualquer outro projeto pessoal.
Além disso, a previdência privada é capaz de trazer muito mais tranquilidade financeira para você ao longo da vida. Com ela, tem-se um investimento para utilizar quando e como quiser.
Se deseja estar de bem consigo e com seu futuro, procure um corretor especializado para auxiliar na escolha do melhor plano de previdência privada. Somente um time experiente e dedicado como o da Torus pode oferecer uma comparação com as melhores soluções presentes no mercado e orientar qual traz maiores benefícios para sua necessidade.
Confira nossa página sobre Previdência Privada para mais informações.