Como realizar a abertura de um aviso de Sinistro
Quem já está mais familiarizado com um seguro de vida sabe como é fácil contratar, até pela internet, essa proteção financeira para sua família. Entretanto, é igualmente simples o passo a passo para receber a indenização, quando necessário. E tudo começa no aviso de sinistro.
Essa é uma etapa importante para garantir seu direito à indenização, enquanto segurado. Mas quais são os cuidados necessários nessa hora? Como proceder?
A Torus está sempre à disposição para auxiliar quando o assunto é seguro de vida. Então, aproveite para tirar, a seguir, algumas dúvidas sobre a abertura de sinistro que você possa ter. Boa leitura!
O que é sinistro no contexto do seguro?
O primeiro cuidado necessário a respeito do aviso de sinistro é verificar se o fato gerador tem cobertura na apólice contratada. Isso é ainda mais válido no caso do seguro de vida, que pode ter uma complexidade de coberturas maior que o seguro auto, por exemplo.
Para que não haja qualquer dúvida sobre o que é sinistro no seguro de vida, trata-se de um dano à vida, à saúde ou ao bem-estar físico do segurado, desde que tal dano esteja especificado na apólice firmada junto à seguradora.
Ou seja, se um dano não está incluído na cobertura do seguro, ele não dará direito ao pagamento da indenização.
Digamos que um segurado tenha uma cobertura por morte natural, mas não acidental. Se ele vier a falecer em um acidente de trânsito, por exemplo, os beneficiários do seguro podem ser surpreendidos com a notícia de que a tragédia não estava coberta no contrato. Assim, ficam sem a segurança financeira que a indenização traria.
Isso nos leva a dois outros cuidados fundamentais para quem deseja fazer um seguro de vida.
Como vimos, quanto maior a amplitude das coberturas, mais situações serão protegidas pela apólice do seguro. Portanto, será maior a segurança para você e sua família diante de imprevistos do destino.
Além disso, vale conversar com os beneficiários, ou com as pessoas que serão responsáveis por dar abertura no aviso de sinistro, e informar quais danos estão cobertos ou não. Isso tornará o processo para receber a indenização do seguro mais claro e mais ágil para os envolvidos.
Como proceder no aviso de sinistro? Mais cuidados necessários
Nessa conversa com sua família ou qualquer outro representante de sua escolha, também é necessário compartilhar qual é a seguradora escolhida, a localização da apólice, o número de identificação do segurado, quando houver, e os canais de atendimento para aviso de sinistro.
Se deixar tudo isso em um local de fácil consulta posterior, é melhor ainda.
Algumas seguradoras podem atender por e-mail, outras pelo site ou ainda por um canal telefônico exclusivo. Ter esse contato salvo poupará tempo e energia depois, justamente todos ao redor estarão abalados pela situação por trás dessa procura.
O contato da corretora do seguro é outra informação necessária para comunicar. Quando se trata de uma empresa como a Torus, o mais aconselhável é que a abertura do sinistro seja feita pela corretora, tanto pelo maior entendimento sobre o trâmite, quanto pelo conforto oferecido aos beneficiários ou ao próprio cliente.
Ter alguns documentos à mão será igualmente útil. Cada sinistro envolve uma documentação específica, conforme a natureza do dano, mas já é possível adiantar os dados mais gerais. Certidão de nascimento do segurado, comprovante de residência, RG e CPF dos beneficiários maiores de 18 anos, ou certidão de nascimento dos menores de idade, são alguns exemplos disso.
Vale destacar ainda que o tempo é um fator importante no aviso de sinistro. No caso de falecimento do titular da apólice, os beneficiários ou terceiros têm até três anos a partir do fato gerador do sinistro para solicitar o pagamento da indenização. Quando o próprio segurado é o beneficiário, nas coberturas para uso em vida, o período é de até um ano.
Da abertura de sinistro até o pagamento da indenização do seguro
Tendo esses cuidados iniciais, especialmente quanto à transparência e organização das informações, abrir um aviso de sinistro não tem mistério algum. O passo a passo é bastante simples, na verdade.
Vamos usar nosso atendimento como exemplo:
- Você, os beneficiários ou algum terceiro responsável devem entrar em contato com a Torus pelos nossos canais de atendimento para aviso de sinistro, já com a apólice separada. Lembre-se: quanto antes se fizer a abertura de sinistro, mais cedo ocorrerá o pagamento da indenização do seguro e assim evita-se perder o prazo.
- O segundo passo é o envio de documentos. Conforme a natureza do sinistro e a seguradora, a lista de exigências pode variar para comprovação do fato gerador. Em outro artigo, comentamos mais profundamente sobre a documentação necessária para registro do sinistro, mas orientamos nossos clientes detalhadamente caso a caso.
- A seguradora então avaliará internamente a solicitação. Ela poderá fornecer um protocolo para os beneficiários acompanharem o processo pela internet.
- De todo modo, o pagamento da indenização é feito rapidamente. O órgão regulador do mercado de seguros no Brasil, a Superintendência de Seguros Privados (Susep), determina o prazo de até 30 dias para a liberação da indenização após a entrega dos documentos solicitados pela seguradora.
E pronto!
Tire suas dúvidas sobre aviso de sinistro com uma corretora de seguros
Você deve ter percebido que abrir um aviso de sinistro tem algumas variáveis com relação à seguradora contratada. Afinal, é ela que fará o pagamento e, para isso, pode adotar um controle próprio.
Então, em meio às dezenas de seguradoras disponíveis no mercado, como conhecer e comparar esses detalhes? É aí que entra a importância da corretora de seguros.
Uma corretora de seguros é a representante oficial do segurado junto à seguradora e faz a intermediação entre as partes. Nesse papel, gere a apólice durante toda a vigência dela.
Além disso, uma corretora especializada e experiente como a Torus pode orientar quanto à melhor escolha para você e sua família, em diversos aspectos. Mesmo após a assinatura do contrato, nossa equipe estará disponível para auxiliar você ou seus beneficiários na abertura e acompanhamento do pedido de recebimento do seguro.
Quer conhecer mais detalhes sobre esse processo ou descobrir as soluções ideais em seguro para sua necessidade? Então fale com a Torus! Temos um atendimento on-line, ágil e humano para ajudar você.