Seguro de vida x acidentes pessoais: como escolher o ideal?
Na hora de fazer um seguro para o nosso bem mais precioso, a nossa vida, inicialmente podemos pensar que seguro de vida e seguro de acidentes pessoais significam a mesma coisa. Isso leva a alguns desentendimentos com relação ao objetivo do plano contratado e às coberturas da apólice.
Mas existe um jeito de resolver essa questão. Primeiro, devemos entender que se tratam de duas coisas diferentes. Segundo, saber exatamente o que é um seguro de vida e o que é um seguro de acidentes pessoais. Assim, é possível escolher o serviço ideal para a necessidade de cada perfil. Acompanhe!
Por que escolher um seguro de vida?
Quem escolhe um seguro de vida geralmente está preocupado em ter uma segurança financeira para si ou para as pessoas próximas caso não possa mais providenciar o sustento. Aliás, o cuidado com o sustento da família diante dos imprevistos do destino é um dos principais motivos para fazer um seguro de vida.
Esses imprevistos não têm aviso nem roteiro definido. Eles podem ser os mais variados e tudo o que podemos fazer frente a eles é nos prevenir ao máximo.
Portanto, o seguro de vida é uma escolha de quem deseja ter a maior rede de proteção possível em casos de internações médicas, acidentes, doenças e até mesmo a morte.
Isso porque as coberturas do seguro de vida podem ir muito além de uma situação de falecimento — com a ampliação de coberturas na apólice, ele se torna um seguro de pessoas, amparando em diversas eventualidades que venham a ocorrer.
Contudo, na sua forma mais básica, o seguro de vida garante o pagamento de uma indenização financeira em caso de morte natural ou acidental do segurado.
Por que escolher um seguro de acidentes pessoais?
Diferentemente do seguro de vida, o seguro de acidentes pessoais é mais focado. Como o próprio nome já revela, ele abrange os casos específicos de acidentes.
A cobertura é consideravelmente menor e envolve:
- morte por causa de acidente;
- invalidez permanente, total ou parcial, por causa de acidente.
O seguro de acidentes pessoais, à primeira vista, passa a impressão de que é mais adequado a pessoas que exercem trabalhos ou outras atividades com maior risco de dano físico.
Além disso, ele costuma ser considerado por representar um valor de prêmio menor em comparação com o seguro de vida, já que a cobertura também é reduzida. Mas esses fatores não querem dizer que ele seja um seguro melhor para você, como veremos adiante.
Em resumo, o seguro de acidentes pessoais cobre apenas os acidentes que acarretem no falecimento ou na invalidez permanente do segurado.
Principais diferenças entre seguro de vida e de acidentes pessoais
A seguir, vamos elaborar algumas dessas diferenças entre seguros para esclarecer melhor o assunto.
Seguro de vida oferece cobertura de curto, médio e longo prazos
Os adicionais na cobertura do seguro de vida abrem um leque de segurança financeira muito maior para o segurado e seus beneficiários. Isso deixa a família mais tranquila diante da variedade de imprevistos que podem ocorrer com alguém.
As coberturas do seguro de vida podem incluir:
- despesas médico-hospitalares (DMH)
- diária por incapacidade temporária (DIT)
- doenças graves (DG)
- invalidez funcional permanente por doença (IFPD)
- invalidez permanente por acidente
- morte
- assistência funeral
Seguro de acidentes pessoais só cobre danos permanentes
Além de não cobrir situações tão ou mais comuns que impedem a obtenção do sustento financeiro, como as doenças graves, o seguro de acidentes pessoais têm outras brechas de cobertura. Como ele só abrange falecimento e invalidez permanente por acidente, caso você sofra um acidente que acarrete incapacidade temporária para realizar suas funções habituais, não poderá contar com a indenização e ficará desprotegido.
Seguro de vida tem cobertura de falecimento natural
Ainda com relação a doenças graves, ou mesmo outras causas naturais de morte, o seguro de vida apresenta mais uma vantagem. Ele dará aos beneficiários o direito à indenização financeira, independentemente da causa natural de falecimento.
Seguro de acidentes pessoais pode deixar sua família sem indenização
Por outro lado, o seguro de acidentes pessoais é mais específico nesse quesito. O falecimento precisa estar diretamente relacionado a um acidente. Ou seja, caso o segurado desenvolva uma doença em decorrência do acidente e ela o leve à morte, o sinistro não será passível de indenização.
Seguro de vida é a opção mais indicada
Como vimos, o seguro de vida tem todas as vantagens de um seguro de acidentes pessoais e nenhuma das limitações.
A principal diferença entre os seguros é que a cobertura do seguro de vida garante uma rede de segurança financeira muito maior para o segurado e seus beneficiários. Ele abrange mais situações que podem ocorrer com qualquer pessoa. Ou seja, é mais completo.
Então, se você busca mais tranquilidade diante de imprevistos e uma garantia maior de que sua família terá o sustento garantido, o seguro de vida é a opção mais indicada.
Para descobrir agora qual é a melhor seguradora de seguro de vida para a sua necessidade, conte com a Torus. Nossa equipe de consultores especializados trabalha com as melhores empresas do Brasil e pode tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Entre em contato.