Seguro de vida tem cobertura para uso em vida? Saiba como funciona
Um seguro de vida é comumente associado ao pagamento de uma indenização financeira em caso de morte natural ou acidental de um segurado. Isso não deixa de ser verdade, mas o seguro é muito mais do que isso e inclui possibilidades de cobertura para uso em vida.
Sim, fazendo jus ao nome, é possível usar o seguro de vida em vida. Essa opção traz muito mais proteção financeira para o segurado e seus beneficiários, como cônjuge e filhos, porque abrange diversos outros imprevistos que podem acontecer com alguém.
A seguir, veja como funciona essa cobertura para uso em vida e conheça as principais vantagens de poder contar com o resgate do seguro de vida em vida.
Cresce a procura por seguro de vida no Brasil
Essa amplitude de coberturas do seguro de vida tem contribuído para a maior procura pelo serviço no Brasil. Entre 2013 e 2019, os seguros de pessoas cresceram 67% no país, de acordo com dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi).
Considerando as estimativas de que entre 15%, segundo o Ibope, e 19%, conforme a Universidade de Oxford, dos brasileiros já tenham seguro de vida, essa é uma parcela considerável de segurados. São entre 31,8 milhões e 40,2 milhões de pessoas no Brasil!
Ao descobrir os benefícios da cobertura para uso em vida, você também terá interesse de se juntar a esse grupo de milhões de segurados que buscam mais tranquilidade para o futuro.
O seguro de vida tem cobertura para uso em vida?
Como dissemos, o caso de falecimento do segurado é uma das coberturas do seguro de vida — e a mais básica delas. Outros sinistros podem ser incluídos no contrato com a seguradora, de acordo com seu interesse e suas necessidades.
Demais situações em que você pode usar o seguro de vida em vida:
- no tratamento de doenças graves, como câncer, acidente vascular cerebral (AVC), doença de Alzheimer, infarto agudo do miocárdio etc.;
- nos casos cabíveis de ressarcimento de despesas médicas, hospitalares e odontológicas;
- em casos de afastamentos prolongados do trabalho por incapacidade temporária;
- em casos de invalidez total ou parcial, por acidente ou por doença grave;
- em transplantes e cirurgias, entre outras eventualidades.
A contratação de coberturas para tais situações oferece a possibilidade de pagamento de uma indenização ao próprio segurado, ainda em vida. Veremos adiante que isso traz grandes vantagens e torna o seguro de vida uma solução cada vez mais importante para proteger o sustento das famílias brasileiras.
Vale destacar, no entanto, que só é possível receber a indenização do seguro de vida nos casos descritos acima quando eles são definidos como sinistros cobertos pela apólice. Por isso, é fundamental contar com a ajuda de um consultor especializado em seguro de vida para esclarecer tudo o que pode ser coberto no seu contrato.
Vantagens da cobertura para uso em vida
Então, quais são os principais motivos para contar com um seguro de vida em vida?
Podemos destacar:
- Maior proteção financeira em caso de imprevistos, como o diagnóstico de doenças graves ou acidentes que causem a invalidez de quem provém o sustento da família.
- Mais tranquilidade para focar no tratamento da doença ou na recuperação do acidente, sem comprometer ainda mais o orçamento familiar.
- Serviço de assistência médica, funcionando como um plano de saúde.
- Descontos em diversos serviços e produtos, conforme a solução de cada seguradora.
- Possibilidade de fazer uma apólice resgatável e utilizar parte do valor referente a ela.
Tudo isso se transforma em vantagens para você e para sua família. Confira mais detalhes abaixo.
1) Maior proteção financeira em caso de imprevistos
O cuidado com o sustento de cônjuge e filhos é uma das principais razões que levam à busca do seguro. Diante de uma doença ou acidente pessoal, muitas famílias se veem impactadas financeiramente. Além da carga emocional que esse tipo de situação traz, ainda pode levar à queda no padrão de vida, ao adiamento de planos e sonhos, à dificuldade de arcar com compromissos financeiros, como financiamentos e as contas da casa, e até à evasão escolar dos filhos em alguns casos.
Para evitar endividamentos e garantir mais segurança financeira diante desses imprevistos, que podem acontecer a qualquer hora e com qualquer pessoa, o seguro de vida é uma ótima solução.
2) Foco no tratamento da doença ou na recuperação do acidente
Uma vez que o sustento da família esteja bem cuidado com o resgate do seguro de vida, a pessoa titular da apólice pode ficar muito mais tranquila para cuidar da própria saúde. Mesmo que esteja impossibilitada de realizar seu trabalho habitual, o que é especialmente grave para profissionais autônomos que ficam desprotegidos nesses casos, entra em cena a garantia de uma fonte de renda proporcionada pelo seguro.
3) Assistência médica
Você sabe como usar o seguro de vida no lugar de um plano de saúde? Pois bem, outra vantagem da cobertura para uso em vida é oferecer uma alternativa aos planos de saúde privados, cujos altos reajustes anuais pesam cada vez mais no orçamento familiar.
Um seguro de assistência médica pode ser uma solução mais econômica a esse problema. Algumas seguradoras trabalham com serviços específicos nesse sentido, com possibilidade de teleatendimento médico (vídeo e voz) ao segurado, assim como consulta a profissionais de diferentes especialidades.
4) Descontos em diversos serviços e produtos
Tratando-se de economizar, algumas das melhores seguradoras presentes no Brasil ainda oferecem descontos em serviços que vão desde acompanhamento com nutricionistas até inscrição em academias e ingressos em programas culturais. Muitas delas também trabalham em parceria com farmácias para dar descontos em medicamentos.
5) Resgate da apólice
Por fim, destacamos a possibilidade de fazer um seguro de vida resgatável. Ele traz a opção de resgatar futuramente o valor investido, após ter sido cumprido o período de carência da seguradora. Com isso, caso haja uma mudança nos seus planos de vida ou nas suas prioridades, será possível ter parte desse valor de volta.
Proteja sua família com um seguro de vida
Agora que você sabe como usar o seguro de vida em vida, fica mais claro como ele serve de proteção para as pessoas amadas. Ele é uma forma de preservar a estabilidade financeira da família caso algo aconteça com você que ameace seu sustento e o de quem depende de si.
Fale com a Torus e descubra as melhores opções de cobertura para uso em vida. Você e sua família merecem ter essa segurança para o futuro.