Coberturas do seguro de vida: o que considerar na escolha?
Antes de começar a comparar seguradoras e o que cada uma oferece, existe um aspecto importante ao considerar fazer um seguro de vida. Esse aspecto, para que você saiba desde já, diz respeito às coberturas do seguro de vida.
Isso porque a resposta à pergunta frequente “qual é o melhor seguro de vida?” varia de pessoa para pessoa. Uma questão mais adequada para ajudar na sua decisão seria: quais são as melhores coberturas de seguro de vida para mim e para minha família?
Se você está nessa busca pelo melhor seguro para seu perfil, a seguir trazemos mais informações sobre as coberturas oferecidas e o que elas podem fazer por você e por quem depende do seu sustento. Acompanhe.
Quais são as opções de coberturas do seguro de vida?
Quando se entende realmente o que é seguro de vida, percebe-se a diversidade de coberturas possíveis. É a escolha correta dessas opções que permite fazer uma apólice ajustada às suas necessidades e que traga a tranquilidade desejada para seu futuro.
A cobertura de seguro de vida mais básica é aquela referente a casos de falecimento do segurado ou da segurada. Ela abrange causas de morte naturais e acidentais e paga aos beneficiários uma indenização estabelecida em contrato para que eles tenham o sustento que o titular da apólice não pode mais prover.
Isso ajuda com que a família possa manter o padrão de vida, que os filhos continuem com os estudos sem problemas, entre outras situações.
Mas existem muitas outras coberturas do seguro de vida para escolher:
- indenização especial por acidente;
- assistência funeral;
- invalidez permanente total ou parcial por acidente;
- invalidez funcional por doença;
- doenças graves;
- diária por incapacidade temporária;
- despesas médico-hospitalares.
Veja os detalhes sobre cada uma delas adiante.
Indenização especial por acidente
A morte é sempre um episódio dramático, ainda mais quando acontece de repente. As pessoas próximas não só estão despreparadas emocionalmente para suportar a perda, como também financeiramente o impacto pode desestabilizar uma família, na ausência de quem provinha o sustento até então.
A indenização especial por acidente resolve pelo menos o aspecto financeiro desse sinistro. A cobertura oferece um pagamento adicional aos beneficiários, caso o segurado tenha morte acidental. Por isso, também é conhecida como morte acidental em dobro, suplementando a cobertura do seguro de vida.
Assistência funeral
Ainda com relação ao caso de falecimento, há a opção de cobertura de assistência funeral. Por meio dela, a seguradora providencia e custeia todos os serviços que envolvam o funeral da pessoa segurada. Isso ajuda a aliviar as despesas súbitas relacionadas ao episódio.
Outra possibilidade é utilizar a assistência funeral para solicitar o reembolso de tais despesas, se a família preferir arcar com elas por conta própria. O reembolso então será feito respeitando o valor contratado.
Invalidez permanente total ou parcial por acidente
Essas duas coberturas do seguro de vida também trazem mais estabilidade financeira em situações inesperadas. Mas, diferentemente das coberturas de seguro anteriores, elas podem ser aproveitadas pelo titular da apólice.
Na invalidez permanente total por acidente, a indenização será paga caso haja invalidez total de um membro ou órgão do corpo por causa de lesão física decorrente de algum acidente coberto na apólice. Aqui, o ocorrido impede o segurado de desempenhar o trabalho habitual.
Já na invalidez permanente parcial, o acidente prejudica, porém não impede o desempenho das atividades. É o caso da perda de visão de um dos olhos, por exemplo. Nessa cobertura de seguro de vida, o valor da indenização será pago conforme o grau de invalidez.
Invalidez funcional por doença
Mas nem apenas acidentes são capazes de causar invalidez. Por isso, as melhores coberturas do seguro de vida também incluem os casos de doença que acarretem a perda da autonomia do segurado para realizar atividades básicas.
Doenças graves
As doenças, especialmente as doenças graves, são um dos problemas que mais afetam as famílias brasileiras.
- De câncer, são 625 mil novos casos por ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer.
- Por AVC, são mais de 210 mil internações ao ano, segundo o Ministério da Saúde.
Também há milhares de internações por problemas de coração e outras doenças graves a cada ano. Isso significa que a possibilidade de um caso desses acontecer é grande e, quando acontece, traz um impacto tanto emocional quanto financeiro.
Durante o tratamento de uma doença grave, muitas vezes o indivíduo não só tem um aumento de despesas, como também fica impossibilitado de trabalhar para obter o sustento da família. Aí entra a cobertura de doenças graves, trazendo mais tranquilidade para esse momento difícil.
Diária por incapacidade temporária
Para os mais de 24 milhões de trabalhadores autônomos no Brasil, de acordo com o IBGE, cada dia sem poder trabalhar representa uma perda financeira. No entanto, em uma cobertura de seguro de vida que abarque a diária por incapacidade temporária, esse prejuízo pode ser reduzido.
Caso o segurado fique afastado do trabalho por um período prolongado de tempo, devido a acidente ou doença, ele terá direito a diárias proporcionais à renda.
Despesas médico-hospitalares
Outra forma como as melhores coberturas do seguro de vida podem ajudar no tratamento de acidentes é por meio do reembolso das despesas médicas e hospitalares. O valor reembolsado é feito dentro do limite de contratação, portanto é preciso ficar de olho nas cláusulas do contrato.
Outros fatores para considerar ao fazer um seguro de vida
A partir dessas informações, você pode escolher as melhores coberturas de seguro de vida para seu perfil. Mas é importante ter em mente alguns fatores extras ao considerar fazer um seguro:
- O valor do prêmio, isto é, a mensalidade paga pela pessoa segurada, aumenta conforme o número de coberturas do seguro escolhidas. Fique de olho para não ultrapassar aquilo que seu orçamento permite.
- As simulações de planos de seguro ajudam a visualizar mais claramente as opções existentes no mercado. Hoje em dia, as melhores seguradoras oferecem ferramentas de simulação.
- As cláusulas do contrato são detalhes fundamentais da relação entre a seguradora e a pessoa segurada. Porém, elas podem variar de empresa para empresa, trazendo especificações próprias sobre as condições de resgate e de uso da indenização.
Diante dessas observações, o mais indicado é procurar um consultor de seguros especializado, como a Torus oferece.
Ele poderá apresentar em mais detalhes todas as opções de coberturas de seguro, esclarecer as diferenças entre as seguradoras e orientar na escolha da melhor solução para seu futuro e o da sua família.
Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe.