seguro de vida para família

Qual é a importância do seguro de vida para família?

A construção de uma família geram muitas preocupações, mas tendo como principal a segurança financeira familiar. Por isso, para ter mais tranquilidade nesse sentido, é importante contratar um seguro de vida para família.

De fato, ao analisarmos os principais motivos para se fazer um seguro de vida, a família vem em primeiro lugar. No Brasil, uma pesquisa da Liberty Seguros revela que 35% das pessoas apontam o fato de ter se tornado mãe ou pai para tomar essa decisão.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, um estudo da consultoria internacional Deloitte mostra um resultado parecido. Para 43% dos entrevistados, ter filhos é o fato que motiva alguém a fazer um seguro de vida, sendo a maior razão informada.

Então, pensando em ter mais tranquilidade familiar? Veja como isso é possível ao contratar um seguro de vida para família.

O que é seguro de vida?

Um seguro de vida cobre situações adversas e específicas com relação à vida ou à saúde de um segurado. Quando ocorre o que chamamos de sinistro, ou dano coberto em contrato, uma indenização é paga aos beneficiários no valor disposto na apólice do seguro.

Esse dano pode compreender uma gama de situações. Existem coberturas para o irreversível, como o falecimento do segurado, mas também para os casos remediáveis, a exemplo de doenças, acidentes ou até mesmo afastamentos do trabalho por motivos de saúde pouco complexos, como uma lesão por esforço repetitivo.

Entre uma ponta e outra, ainda há coberturas para invalidez, internações hospitalares, despesas médicas e muitas outras.

O seguro de vida, com isso, torna-se um sinônimo de tranquilidade familiar diante de uma série de imprevistos e momentos difíceis, comuns em nossa sociedade. Mesmo não sendo possível contornar o inevitável, você pode garantir ao menos a proteção financeira a quem ama para evitar maiores prejuízos ao futuro dessas pessoas.

Como um seguro de vida para família pode ajudar?

Vamos olhar mais detidamente para algumas dessas situações e mostrar como pode ser útil um seguro de vida para família. Talvez você até já tenha pensado, em algum momento, o que aconteceria com o núcleo familiar se isto ou aquilo acontecesse com sua saúde e não pudesse mais contribuir com o sustento da casa.

Pois bem, aqui estão algumas soluções.

Falecimento do responsável pelo sustento familiar

A pandemia do novo coronavírus ressaltou como a vida é tão preciosa quanto frágil. Não à toa, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) relata que, entre janeiro e novembro de 2020, o mercado de seguro de vida teve alta de 11%, em relação ao acumulado de 2019.

A ausência do responsável financeiro da família, é um momento delicado. Com isso, pode haver uma completa desestabilização do sustento se não houver um planejamento para essa ocasião.

Com a indenização do seguro de vida, sua família ficara amparada financeiramente, mantendo o bem estar em caso de uma perda. E o melhor de tudo é que você pode definir o valor desse pagamento de acordo com o que achar necessário para manter o padrão de vida familiar.

Ainda com relação ao falecimento, as seguradoras oferecem também assistência ou auxílio funeral para ajudar nesse momento trágico. Por meio dessa cobertura, os familiares podem pedir reembolso das despesas relacionadas ou a própria empresa pode cuidar dessa parte para que eles não precisem preocupar-se com isso.

Outra vantagem do seguro de vida é a liberação rápida da indenização, em até 30 dias após a entrega da documentação à seguradora. Assim, nenhuma conta fica para trás e a família pode continuar se mantendo sem apertos ou atrasos.

Mais tranquilidade familiar em caso de doenças ou acidentes

Existem muitas outras situações capazes de afetar a tranquilidade familiar, além da morte.

Podemos falar aí dos acidentes de trânsito, por exemplo. Ao lado dos mais de 30 mil óbitos por ano relacionados às estradas brasileiras, outro dado assusta: só em 2019, foram mais de 200 mil indenizações por invalidez permanente pelo Seguro DPVAT.

Mas esse valor pago de R$ 13.500,00 está longe de cobrir satisfatoriamente as despesas de um lar, especialmente se o acidentado for o responsável financeiro. Isso deixaria sua família segura? Faça o cálculo: quantos meses duraria essa indenização na sua casa?

Esses casos de invalidez por acidente ou de diagnóstico de doença grave não só afetam a obtenção de renda, como também trazem despesas extras com tratamento, fisioterapia, medicamentos, cuidados especiais etc.

Um seguro de vida para família deve considerar também as coberturas para uso em vida, abrangendo situações que podem afetar o futuro das pessoas que você ama tanto quanto o falecimento. Só assim pode-se ter uma família segura de fato.

Toda a família segura

Ainda vale destacar que o seguro é importante não só para o responsável financeiro. É possível incluir, por exemplo, o cônjuge nas coberturas ou fazer apólices específicas para cada pessoa.

Não podemos nos esquecer da necessidade de proteger também os filhos. Afinal, se uma criança tem uma situação de saúde mais delicada, os pais serão impactados no trabalho e talvez até mesmo financeiramente.

De acordo com a ONG Criança Segura, somente em 2019 ocorreram cerca de 13 internações infantis por hora no Brasil. Nos últimos 10 anos, o número de internações entre esse grupo superou a marca de 1 milhão.

Então, o que acontece quando a criança sofre uma queda, uma queimadura ou uma intoxicação que exige o afastamento da mãe ou do pai do trabalho? O sustento do lar, no seu caso, estaria protegido?

Tudo que acontece com seus familiares tem um impacto muito mais que emocional. O aspecto da renda também pode ser afetado, mas um seguro de vida para família, cobrindo todos, pode ajudar nesses momentos difíceis.

Veja como é acessível deixar sua família segura

Ao alertar para essas situações, nosso intuito não é preocupar você ainda mais. Pelo contrário, é justamente para mostrar como ter uma proteção financeira é capaz de tirar um grande peso das suas costas e trazer mais tranquilidade familiar.

Por isso, além de manter aquela reserva de emergência para imprevistos, vale considerar fazer um seguro de vida. Ele pode ser uma rede de sustentação quando você, seu cônjuge ou filhos mais precisarem.

Não precisa mais perder seu sono. Saiba qual é o valor de um seguro de vida e como é fácil ter essa solução para sua família.

e-book simulação de seguro de vida