7 motivos para começar seu planejamento previdenciário

7 motivos para ter o seu planejamento previdenciário

Com a Reforma da Previdência, que entrou em vigor em novembro de 2019, muitos trabalhadores e trabalhadoras agora têm medo de não conseguir aposentar-se. Embora seja preciso ligar o sinal de alerta, você ainda pode garantir um futuro tranquilo com um bom planejamento previdenciário.

Para isso, é fundamental entender que a qualidade da sua aposentadoria depende do que você fizer desde já. Nesse sentido, um plano de aposentadoria privada pode trazer diversas vantagens no longo prazo, principalmente com relação à maior segurança de renda.

Como inspiração, trazemos a seguir sete motivos para começar o seu planejamento previdenciário agora e não ter mais receio de aposentar-se quando chegar o momento certo.

Por que você deve começar seu planejamento previdenciário agora?

1) Direito à aposentadoria digna

No Brasil, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo IBGE, existe uma população de 7,5 milhões de idosos ainda ativa no mercado de trabalho. Inclusive, muitos dos que já se aposentaram são obrigados a continuar trabalhando.

De acordo com uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), somente entre os aposentados na faixa etária de 60 a 70 anos, 42,3% continuava ativa em 2016.

Mas o que leva a esse fenômeno? Para 46,9% dos aposentados que permaneciam trabalhando, a justificativa principal era a necessidade de uma renda complementar. Isso porque 83,4% dos aposentados no Brasil recebem menos de dois salários mínimos, segundo o INSS. Então, uma vez que se garanta uma renda extra para o longo prazo, você pode tirar sua aposentadoria em paz.

A antecipação do planejamento previdenciário é importante mesmo que você seja contribuinte da Previdência Social. A crise da pandemia de Covid-19 ensinou que uma nova recessão econômica pode surgir a qualquer momento, afetando sua empregabilidade e as contribuições obrigatórias pelo empregador, se tiver carteira assinada. Nesse caso, um período sem contribuir implica mais tempo para poder aposentar-se.

Ainda pode acontecer de as regras para se aposentar pelo INSS tornarem-se mais rígidas no futuro, postergando o tempo de contribuição mínimo para ter direito ao benefício integral. Daí a importância de acrescentar a previdência complementar ao seu planejamento previdenciário.

2) Garantia de renda futura de acordo com a sua necessidade

Muito mais que garantir uma fonte de renda para seu futuro, a previdência privada é uma garantia de renda também mais previsível.

Diferentemente do benefício concedido pelo INSS, a aposentadoria da previdência privada não tem limite de recebimento. Isto é, pelo INSS, o beneficiário está limitado ao teto fixado pelo Governo, atualmente em R$ R$ 6.101,06 (2020). No modelo complementar, você recebe de acordo com o contrato, conforme o necessário para manter seu padrão de vida.

Portanto, um planejamento previdenciário mais amplo dá a você mais controle de quanto receberá na aposentadoria.

3) Mais qualidade de vida na melhor idade

Um estudo realizado pela Universidade de Amsterdã, no País Baixo, mostrou que aposentados que pararam de trabalhar mais cedo têm 42% menos chances de falecer nos cinco anos subsequentes à aposentadoria. Ou seja, quem se aposenta mais cedo tem maior probabilidade de viver mais.

Existem duas explicações para essa descoberta. A primeira é que a aposentadoria livra a pessoa de situações desagradáveis relacionadas ao trabalho, que acarretam em doenças. Estresse e outros problemas psicológicos, por exemplo, já estão entre os principais motivos para afastamentos de funcionários.

A segunda é que, quanto antes você se aposentar com uma renda assegurada, mais cedo poderá focar exclusivamente na sua saúde e naquilo que lhe faz bem. 

4) Evite prejuízos financeiros

Você sabia que pode ter prejuízos se não calcular corretamente o melhor momento para dar entrada na aposentadoria pela Previdência Social?

Se acabar se antecipando por alguns meses antes de cumprir com as exigências mínimas, terá seu pedido negado e pode ficar sem receber enquanto espera a resposta do INSS. Mas se cumprir com o período de contribuição necessário e continuar trabalhando mesmo assim, deixa de receber um benefício a que já tem direito.

Nesse sentido, o planejamento previdenciário com uma renda complementar ajuda você a aposentar-se na hora certa, com garantia de sustento e sem precisar trabalhar mais do que o necessário.

5) Contribuições mais bem distribuídas

De uma forma ou de outra, a sua renda na aposentadoria está relacionada ao quanto investe nela ao longo da vida. No caso da Previdência Social, o cálculo é baseado nas contribuições, que podem ser pagas até retroativamente por meio de guias, enquanto na previdência privada a base é pagamento segundo o contrato firmado com a empresa.

Em qualquer caso, se você deixar para fazer esse investimento na última hora, o valor individual será maior. Mas, se iniciar seu planejamento previdenciário agora, poderá diluir o valor por muitos meses e anos, de modo que o investimento caiba mais confortavelmente no seu orçamento.

6) Liberdade para sonhar e fazer o que deseja

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos revelou quais são os três maiores desejos que um trabalhador tem para a hora de aposentar-se: 

Em primeiro lugar, ficar livre de preocupações financeiras. 

Em segundo lugar, flexibilidade para fazer o que desejarem. 

Em terceiro lugar, relaxar, passar tempo com a família e viajar. 

Já abordamos como a previdência complementar traz uma proteção financeira muito maior para seu futuro. Vale destacar, então, que ela também ajuda a concretizar seus planos de longo prazo.

Se você quiser fazer um cruzeiro marítimo, começar aquele curso para o qual não tem tempo de se dedicar enquanto trabalha, estar mais presente na vida da família e amigos ou simplesmente cuidar melhor de si ao envelhecer, uma renda assegurada é a chave para tudo isso e muito mais. 

7) Maior controle financeiro ao longo da vida

Um benefício que não costuma ser percebido inicialmente ao começar o planejamento financeiro é que ele pode mudar sua relação com as finanças como um todo.

Quando você pensa com maior cuidado no futuro, suas ações de agora tornam-se mais evidentes. Quando planeja investimentos de longo prazo, controla melhor seus gastos atuais. Assim, desenvolve o hábito de poupar e terá uma proteção financeira maior para eventualidades.

Dê o primeiro passo para seu planejamento previdenciário

Agora que você conhece os principais motivos para começar logo seu planejamento previdenciário, fale com quem sabe tudo do assunto e pode ajudar na escolha da melhor solução para seu futuro.

Tem alguma dúvida sobre previdência privada? Pergunte para a Torus.

 

e-book simulação de seguro de vida