Saiba o que é seguro de responsabilidade civil para veterinário
“Mãe de pet” e “pai de pet” são expressões que têm se tornado cada vez mais populares entre os brasileiros, ganhando seu lugar inclusive em datas tradicionais como Dia das Mães e Dia dos Pais.
Esse fenômeno é reflexo da importância que os animais vem ocupando na vida das pessoas. E se os pets tornam-se mais importantes, cresce a relevância de um profissional nesse mercado: o veterinário. Afinal, é ele quem cuidará desses “filhos” na forma de cães, gatos etc.
Por outro lado, o profissional de veterinária também precisa de cuidados especiais tanto na vida pessoal quanto na área de atuação. No que se refere à segurança financeira, um cuidado essencial para se ter é o do seguro de vida. Ele tem coberturas para diversas situações que podem ocorrer ao longo da sua carreira e vale conhecer mais a respeito.
Mas o destaque fica por conta do seguro de responsabilidade civil para veterinário. Você já sabe o que é? Vamos explicar em seguida.
O mercado de animais de estimação exige atenção especial
O Brasil conta com a terceira maior população de animais de estimação no mundo, atrás de China e Estados Unidos. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o país tem mais de 139 milhões de pets, sendo a maioria composta pelos seguintes animais:
- cães: 54,2 milhões
- aves: 39,8 milhões
- gatos: 23,9 milhões
- peixes: 19,1 milhões
Mais impressionante que a quantidade, é a força do mercado pet no Brasil. Ele já é o segundo maior do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e tem 6,4% de participação global. Os dados são de um levantamento da Euromonitor International.
Em 2020, segundo uma projeção do Instituto Pet Brasil, o faturamento do setor superou os R$ 40 bilhões, 13,5% a mais que em 2019. Isso está relacionado ao maior investimento que os tutores estão fazendo no cuidado com seus animais. Alguns desses pets, inclusive, têm se transformado em celebridades na internet, com milhões de seguidores nas redes sociais.
Entretanto, vale reforçar também que o trabalho do veterinário envolve cuidar de animais menos caseiros, mas altamente estimados. Cavalos de raça, animais silvestres ameaçados, entre outros, colocam pressão no profissional e qualquer erro no atendimento pode custar caro.
Entre os problemas a que um veterinário está sujeito, temos:
- erro no diagnóstico;
- erro na prescrição ou aplicação de medicamentos;
- erro na aplicação de anestésicos para tratamento;
- complicações decorrentes do tratamento e outros danos;
- falhas na comunicação com o tutor ou até mesmo negligência;
- acidentes em processos mais simples, como tosa e banho.
Então, quando se trata de proteção financeira, o veterinário precisa ter dois grandes cuidados. Primeiro, com as situações de saúde que possam comprometer sua renda e o sustento de seus dependentes. E, segundo, com processos decorrentes da sua atuação, caso um cliente sinta-se prejudicado.
É nesse segundo aspecto que entra a necessidade de um seguro de responsabilidade civil para veterinários, ou RC veterinário.
Seguro de responsabilidade civil para veterinário
Assim chegamos ao seguro de responsabilidade civil para veterinário, que cuidará então dos riscos de processos em decorrência da profissão.
Por sinal, você sabe o que é responsabilidade civil? É a obrigação de uma pessoa pagar pelo dano causado a outra, ou seja, ao cliente que se sinta lesado pelo veterinário no atendimento ao animal.
O seguro de responsabilidade civil para veterinário, portanto, é uma proteção financeira para cobrir os gastos com essa obrigação judicial, caso seja considerado culpado.
Mas o RC veterinário não trata apenas disso. Ele também cobre o pagamento do apoio jurídico para defesa no processo, além de:
- pagamento de compensações, acordos ou indenizações;
- mitigação de reclamações;
- assessoria de reparação de imagem profissional;
- ausência do trabalho para atender o caso;
- honorários retidos pelo cliente;
- entre outras situações.
Em suma, o seguro de responsabilidade civil para veterinário custeia diversas despesas relacionadas a processos movidos por clientes e reduz o impacto financeiro delas no seu bolso.
Como vimos anteriormente, o cuidado dos tutores de animais no Brasil tem sido cada vez maior e, com isso, a responsabilidade dos veterinários aumenta para atender à expectativa crescente. Os profissionais devem cuidar-se na mesma medida, protegendo-se com os seguros necessários à profissão.
Conheça agora algumas coberturas de seguro de vida que também são muito importantes para os veterinários.
Coberturas de seguro de vida para veterinário
Um seguro de vida pode ser útil em muitas ocasiões, a começar pela cobertura básica de falecimento do segurado.
Isso garantirá aos beneficiários, que podem ser seus filhos, seu cônjuge ou outros dependentes financeiros, o pagamento de uma indenização que ajudará a compor o sustento deles. Assim, mesmo que você não possa mais contribuir diretamente com a renda, o seguro de vida servirá de proteção para que as pessoas que você ama não passem necessidade.
Mas também existem diversas coberturas para uso em vida. E entre as que podem ser especialmente interessantes para o profissional veterinário, estão a diária por incapacidade temporária e a cobertura de invalidez permanente por acidente majorada.
Diária por incapacidade temporária (DIT)
Esta cobertura garante uma fonte de renda caso o profissional precise ficar afastado do trabalho por motivo de saúde durante um número considerável de dias. Em algumas seguradoras, a partir de 11 dias de atestado já é possível contar com esse resgate, enquanto em outras o prazo mínimo é de 16 dias.
O valor da diária por incapacidade temporária pode ser calculado com base nos seus ganhos atuais por dia. Então, se houver necessidade de afastamento do trabalho, sua renda estará protegida e você poderá receber uma quantia proporcional aos dias afastado.
A DIT pode, inclusive, ser útil em muitas doenças relacionadas à atividade profissional, como lesão por esforço repetitivo, hérnias etc. Com essa cobertura, você pode tirar os dias que realmente precisa para recuperar-se sem se preocupar com a perda de renda.
Cobertura de invalidez permanente por acidente majorada
Um seguro de vida pode incluir diversas coberturas de invalidez, que abrangem diferentes causas e extensões do problema.
Agora, um detalhe importante sobre a cobertura de invalidez permanente por acidente é que ela pagará um valor proporcional à parte do corpo afetada, segundo as regras de cada seguradora. Em alguns casos, no entanto, a importância de determinada parte do corpo para a atividade veterinária pode não ser a mesma para os padrões de pagamento integral da seguradora.
Um exemplo clássico está nos acidentes que envolvem os dedos das mãos. Em teoria, o pagamento da perda de metade de um dedo seria parcial ao valor segurado, mas sabemos que isso teria um efeito drástico no seu desempenho profissional.
Pensando nisso, é possível fazer a cobertura de invalidez permanente majorada para as partes e membros essenciais à atividade veterinária. Por ser majorada, ela pagará o valor integral da indenização, independentemente da extensão do dano.
Entenda melhor como funcionam essas soluções em proteção financeira na nossa página de seguro de vida.