Seguro de vida para idosos

Vale a pena contratar um seguro de vida para idosos?

A insegurança financeira tem sido uns dos principais problemas das famílias brasileiras, principalmente quando atingimos a terceira idade. Por isso vem crescendo os produtos específicos para amparar nessa fase da vida, como o seguro de vida para idosos.

Com o aumento da expectativa de vida no Brasil, torna-se cada vez mais importante pensar na segurança financeira acima dos 60 anos. Então, ao se deparar com soluções em seguro de vida ou seguro de saúde para idosos, surge a questão: valem a pena?

Confira a resposta completa a seguir.

Pensar na segurança de idosos é fundamental

Brasileiros e brasileiras têm vivido cada vez mais tempo. Segundo o IBGE, a expectativa de vida no Brasil passou de 69,8 anos em 2000 para 76,3 anos em 2018. Vale ressaltar que esse número é a média entre homens e mulheres. Considerando apenas mulheres, a expectativa é maior ainda: 79,9 anos.

Daqui para a frente, a tendência é vivermos ainda mais. A previsão é de que as pessoas que nascerem em 2060 viverão, em média, até os 81,2 anos. Por isso, devemos salientar desde já a importância de buscar-se uma maior segurança financeira na terceira idade.

Tratando-se do seguro de vida para idosos, ainda temos outro aspecto de grande relevância. No país, de acordo com a pesquisa “Idosos no Brasil: Vivências, Desafios e Expectativas na 3ª Idade”, de Sesc e Fundação Perseu Abramo (FPA), 68% dos mais velhos são os principais responsáveis pelo sustento do lar.

E, como o seguro de vida traz justamente uma maior proteção financeira, ele é capaz de ajudar tanto o idoso quanto sua família.

Então, para os mais de 30 milhões de idosos no Brasil, vale sim a pena contratar um seguro de vida acima de 60 anos. Veja adiante mais detalhes de como funciona.

Como funciona o seguro de vida acima dos 60 anos?

O seguro de vida para idosos funciona de maneira semelhante ao seguro para outras faixas etárias. Ele garante ao segurado ou seus beneficiários uma indenização financeira caso ocorra com o titular algum sinistro previsto em contrato e para o qual se tenha cobertura.

Mas existem duas diferenças importantes neste caso. Uma refere-se à acessibilidade ao serviço, enquanto a outra diz respeito ao valor do prêmio mensal.

Pelas normas da Superintendência de Seguros Privados (Susep), que regulamenta o setor, não existe uma idade limite para contratar um seguro de vida para pessoas mais velhas. Por outro lado, não há uma obrigatoriedade de se oferecer tal serviço. O que acontece é o fato de diferentes seguradoras adotarem regras próprias.

Algumas oferecem seguro de vida até 60 anos, outras até 75 ou 80; existem ainda aquelas que têm planos específicos para essa faixa etária.

O segundo ponto é o valor. Como o cálculo do prêmio baseia-se no risco às seguradoras — e quanto maior a idade do segurado, maior o risco —, as mensalidades são proporcionalmente maiores às de alguém que contrata o seguro de vida mais cedo. Ainda assim, compensam os benefícios que essa maior segurança financeira pode trazer.

Vantagens do seguro de vida para idosos

Coberturas do seguro de vida para uso em vida

Fazer um seguro de vida acima dos 60 anos pode garantir muito mais que um legado para a família e dependentes. É uma garantia de renda em situações difíceis, mas ainda comuns em idades mais avançadas. É o caso da invalidez total permanente ou do diagnóstico de uma doença grave.

Tais cenários trazem despesas extras e, muitas vezes, elevadas. São necessários tratamentos, remédios, cuidadores, entre outros gastos. E isso pode comprometer o sustento não só do idoso, como de toda a família.

Portanto, as coberturas para uso em vida trazem maior tranquilidade para enfrentar esses momentos.

Assistência à família em caso de morte

Porém, se é um legado de amor e sustento que se pretende deixar às pessoas próximas, o seguro de vida preenche bem essa função.

Como comentamos, idosos são responsáveis pela maioria dos lares no Brasil. A perda desses provedores trazem, ao mesmo tempo, um impacto profundamente emocional e financeiro.

Entretanto, ao menos uma renda é possível garantir para que os beneficiários não passem necessidade e sofram além do luto.

Auxílio também no funeral

Um gasto que muita gente ignora, mas que acaba complicando ainda mais o processo de luto, é o do funeral.

Diante disso, um seguro de vida para idosos pode ajudar nesse momento de duas formas: a própria seguradora encarrega-se dos custos do funeral, até o limite contratado, por meio de empresas parceiras; ou a família pode realizá-lo por conta própria e pedir o reembolso depois, também até o limite contratado.

Legado sem impostos ou grandes burocracias

O recebimento do seguro de vida pelos beneficiários não é considerado herança.

Logo, não precisa entrar no inventário nem tem incidência na contribuição de Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) ou no Imposto de Renda. É um pagamento muito mais “limpo” e ágil que uma transição de bens, por exemplo.

Remédios e consultas com desconto

Algumas das melhores seguradoras no Brasil têm convênios com uma rede de serviços úteis no dia a dia do segurado, como farmácias que oferecem preços especiais em medicamentos e acesso facilitado a profissionais de saúde.

Na terceira idade, gastos com saúde podem ocupar até 57% do orçamento, então todo desconto é bem-vindo.

Cultura, serviços para a casa e muito mais

Essa rede de serviços também se estende a outras áreas. Em algumas seguradoras, é possível aproveitar descontos em atrações culturais, serviços conveniados de reparos em casa — com encanadores, chaveiros, eletricistas etc. — e muitas outras praticidades.

Como contratar um seguro de vida para idosos?

Vimos até aqui que realmente vale a pena contratar um seguro de vida acima dos 60 anos, considerando todas as vantagens que ele oferece.

Mas existe um ponto nessa questão que merece atenção detalhada: a escolha da seguradora e das melhores coberturas para cada caso.

Por isso, o caminho mais fácil para contratar um seguro de vida para idosos é conversar com um consultor especializado no assunto.

A Torus é uma corretora especializada em seguro de vida e trabalhamos com as melhores seguradoras nacionais e internacionais. Temos uma equipe especializada e muito bem avaliada, preparada para realizar a melhor cobertura para você e sua família. Fale com a Torus. 

 

e-book simulação de seguro de vida