A importância do Seguro de Vida no planejamento financeiro
O planejamento financeiro está longe de ser uma prática comum aos brasileiros. Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostram que 48% dos consumidores no País não controlam seu orçamento. Mais grave, apenas 21% planejam-se financeiramente para o longo prazo.
Isso traz duas sérias consequências. A primeira delas é o endividamento, sendo que, antes mesmo da pandemia, 24,1% das famílias brasileiras já possuíam contas em atraso. Esse percentual é ainda maior entre as pessoas mais jovens, chegando a 46% na faixa de 20 a 29 anos.
O segundo problema da falta de planejamento financeiro é a dificuldade de lidar com gastos emergenciais e imprevistos. Incluem-se aí doenças e acidentes, que não só geram maiores despesas, como também podem afetar sua capacidade de obter renda.
No entanto, neste segundo ponto, existe uma ótima solução para seu planejamento financeiro: o seguro de vida. Entenda a seguir como ele pode ajudar e quais são os passos para escolher um.
O que é planejamento financeiro e como o seguro de vida pode ajudar?
O planejamento financeiro pessoal ou familiar trata, em primeiro lugar, do registro e controle de tudo que entra ou sai das suas finanças. Na prática, você vai anotar todas as fontes de renda e todas as despesas para saber de onde vem e para onde vai seu dinheiro. Registre cada centavo.
O objetivo é identificar como empregar melhor seu dinheiro, cortando os gastos desnecessários. A partir disso, você deve planejar suas compras de modo a evitar dívidas, vai poder pensar em compor seu patrimônio com imóveis, carros e outros bens, e investir na sua proteção financeira.
Essa proteção financeira garantirá renda para você e sua família caso ocorra algum imprevisto que afete sua fonte de sustento principal. Ela pode servir desde uma reserva de emergência, para cobrir custos inesperados, até como um investimento de longo prazo, ao planejar a aposentadoria com antecedência, por exemplo.
Diante disso, existem algumas soluções que podem trazer mais tranquilidade financeira ao longo de toda sua trajetória. Temos entre elas a tradicional poupança, os fundos de investimento, a previdência privada e, claro, o seguro de vida.
Além de garantir o sustento dos beneficiários caso o titular da apólice venha a falecer, o seguro de vida ainda pode cobrir em situações como: acidentes, diagnóstico de doenças graves, afastamentos do trabalho para cuidar da saúde, invalidez e diversos outros casos. O importante é que sua renda estará protegida.
Vantagens do seguro de vida no planejamento financeiro
É importante destacar essa diversidade de coberturas e suas utilidades. Mas, antes, também podemos apontar outras vantagens do seguro de vida no planejamento financeiro.
Cabe no orçamento
Contratar um seguro de vida é muito mais acessível que um seguro de automóvel ou residencial. Além disso, é possível montá-lo de acordo com sua capacidade financeira ou sua necessidade de proteção, aumentando o número de coberturas que ele oferece e suas respectivas indenizações.
Outro bom motivo para fazer um seguro de vida agora é que, quanto menor a idade da pessoa, menor costuma ser o valor da mensalidade.
Controle sobre o valor de indenização
É bem sabido que as indenizações do INSS em caso de falecimento ou invalidez, por exemplo, têm um limite de teto do benefício. Isso não acontece no seguro de vida, pois quem define o valor da indenização a receber é você.
Essa é uma ótima forma de garantir a manutenção do padrão de vida da família. Caso ocorra algum sinistro, não será preciso fazer sacrifícios, desfazer-se de bens pessoais ou tomar outras medidas drásticas para se adequar à nova situação.
Proteção financeira
Especialmente para quem é responsável pelo sustento da casa e tem filhos, é difícil dormir tranquilamente pensando no que aconteceria caso tivesse algum problema de saúde que prejudicasse a renda.
Mas o seguro de vida é capaz de aliviar essa preocupação. Ele garante o pagamento de uma indenização conforme as coberturas contratadas e traz a proteção financeira necessária diante de imprevistos — muitos deles tão comuns no dia a dia, como acidentes.
Coberturas para uso em vida
Essa parte costuma ser uma surpresa para muitas pessoas. Sim, o seguro de vida tem coberturas além do falecimento do segurado. Por isso ele é tão útil.
Entre as coberturas possíveis, podemos destacar:
- indenização para diagnóstico de doenças graves, como acidente vascular cerebral (AVC), doença de Alzheimer, infarto agudo do miocárdio, câncer, entre outras;
- diárias de afastamentos prolongados do trabalho por incapacidade temporária devido a um acidente ou doença;
- invalidez total ou parcial, por acidente ou por doença grave;
- transplantes e cirurgias etc.
Diferentes tipos de seguro à sua disposição
Outra vantagem do seguro de vida é a versatilidade dele. São vários tipos para escolher, conforme sua necessidade, momento de vida, entre outros fatores:
- há o seguro de vida tradicional;
- há o seguro saúde, uma alternativa ao plano de saúde;
- há o temporário, para abranger um período específico da vida;
- há o seguro resgatável, que permite usar o valor investido sem necessidade de sinistro;
- há o seguro específico para acidentes pessoais e outras possibilidades.
Passo a passo para escolher um seguro de vida
Quer aproveitar esses benefícios de ter um seguro de vida, que também contribuem para seu planejamento financeiro no longo prazo? Então acompanhe as dicas para fazer o seu.
1) Estabeleça suas prioridades
Como vimos, existem diversas coberturas disponíveis no seguro de vida. Mas a adição ou exclusão de uma ou outra cobertura impactará o valor do serviço, o que terá reflexo no seu planejamento financeiro.
Então, defina uma ordem de prioridades de situações em que você deseja ter cobertura. Por exemplo:
- falecimento;
- acidente;
- diárias de afastamento do trabalho (DIT);
- invalidez;
- doenças graves;
- e assim por diante.
Isso vai facilitar na hora de fazer as simulações do seguro de vida para encontrar a solução com melhor custo-benefício para seu caso.
2) Projete a renda necessária de cada cobertura
Uma indenização por invalidez, problema que que pode se estender pelo resto da vida, é bastante diferente da indenização paga na DIT, sendo esta mais restrita. Então, vale colocar na ponta do lápis o quanto você e seus dependentes precisam financeiramente por dia e por mês e então multiplicar esse valor pelo tempo em que cada indenização deve ser utilizada.
3) Compare seguradoras e planos
Chegou a hora de se aprofundar em soluções específicas e pesquisar o que as diferentes seguradoras oferecem para você. Essas diferenças vão muito além do valor do prêmio do seguro. Elas podem incluir a oferta de seguros especiais, como os destinados exclusivamente a mulheres, descontos em medicamentos, acesso facilitado a serviços para casa, serviço gratuito de telemedicina em hospitais de alto padrão, entre outras vantagens.
4) Fale com profissionais especializados em seguros
São muitas opções de seguros, coberturas e seguradoras. Portanto, só há um jeito eficiente de comparar todas essas alternativas para encontrar a melhor proteção para você: contando com a ajuda de uma corretora especializada em seguro de vida como a Torus.
Nossa equipe atua há muitos anos nesse mercado e trabalha com as maiores seguradoras nacionais e internacionais para oferecer sempre o melhor custo-benefício aos nossos clientes. Podemos ajudar no seu planejamento financeiro com um atendimento on-line, rápido e seguro, do jeito que você deseja.
Conheça os diferenciais da Torus e tire suas dúvidas conosco!