Documentos para sinistro de seguro de vida

O que é sinistro de seguro de vida? Veja a documentação necessária

Entender o conceito de sinistro de seguro de vida é fundamental na hora de contratar esse serviço. Isso torna a relação com a seguradora mais transparente e traz uma visão mais clara da cobertura da apólice, podendo-se tomar melhores decisões a partir disso.

Se você está procurando justamente tirar suas dúvidas sobre o assunto, encontrará neste artigo a definição do que é sinistro de seguro de vida, com exemplos de sinistros que podem ser cobertos pelo contrato.

Saberá também como funciona o aviso de sinistro e quais são os documentos necessários em um sinistro de seguro de vida para solicitar o recebimento da indenização. Vamos lá?

O que é um sinistro de seguro de vida?

O significado de sinistro de seguro de vida está diretamente relacionado à cobertura do seguro.

A grosso modo, sinistro significa “acidente, desastre, dano ou prejuízo”. Mas essa é a definição geral do dicionário.

No mercado de seguros, sinistro de seguro de vida é um evento prejudicial à pessoa segurada, desde que tal ocorrência esteja coberta na apólice. Ou seja, no vocabulário do seguro de vida, não é todo acidente ou dano que pode ser definido como sinistro.

É somente o contrato da seguradora que define quais situações serão consideradas sinistros, caso ocorram com o segurado. Por isso, é importante analisar com cuidado as possíveis coberturas que uma seguradora oferece, para escolher o melhor seguro de vida para o seu caso.

Vamos ilustrar esse ponto. Digamos que João tenha contratado um seguro de vida com cobertura de invalidez total por acidente e nada mais.

Mas acontece que João teve uma doença grave, que o impediu de trabalhar. Embora a doença o tenha deixado inválido para obter o sustento da família, a apólice não cobria essa eventualidade. Portanto, esse caso não é considerado como sinistro de seguro de vida.

Por outro lado, Bruna desejava ter mais tranquilidade diante dos imprevistos do destino e garantiu uma cobertura de doenças graves, além da invalidez total por acidente. Caso ela tenha um diagnóstico de câncer, por exemplo, será um sinistro previsto em contrato e ela poderá aproveitar as vantagens do seguro de vida e dedicar-se ao tratamento.

Exemplos de sinistros cobertos pelo seguro de vida

Percebe-se que, para responder o que é sinistro de seguro de vida, precisamos analisar a cobertura do seguro em questão. Vamos descrever, portanto, alguns exemplos de sinistros com essa referência das respectivas coberturas.

  • Morte natural ou acidental: é a cobertura mais básica de um seguro de vida.
  • Morte acidental: se o segurado tiver uma cobertura de indenização especial por acidente (IEA), será feito um pagamento adicional aos beneficiários.
  • Acidente não fatal: caso acarrete em invalidez permanente do segurado, como em decorrência de um acidente de trânsito ou no trabalho, ou ainda que cause a invalidez parcial que prejudique o pleno desempenho das atividades dele. Está previsto nas coberturas de invalidez permanente por acidente (IPA) ou invalidez parcial.
  • Doenças debilitantes: são consideradas como sinistro se causarem a perda definitiva da autonomia e estiverem previstas na cobertura de invalidez funcional permanente por doença (IFPD).
  • Doenças graves: incluem-se aí o câncer, problemas do coração, entre outras. É importante conferir todas as possibilidades incluídas na cobertura de doenças graves (DG) para garantir a maior abrangência possível.

Vale destacar que, para casos de acidentes ou doenças, também existem coberturas de diárias por incapacidade temporária (DIT) e de despesas médico-hospitalares (DMH).

Como funciona o aviso de sinistro?

A partir de um desses incidentes, o aviso de sinistro é um processo simples. Basta comunicar o ocorrido à seguradora, geralmente por telefone, e solicitar a lista de documentos necessários para receber a indenização do seguro de vida.

Cada tipo de sinistro exige uma documentação própria, daí a necessidade de fazer essa consulta e garantir que tudo será entregue conforme o estipulado.

No caso de falecimento do titular, serão os beneficiários que farão esse contato, assim como em situações de incapacidade do segurado. No entanto, diante de outros imprevistos, ele mesmo poderá contatar a seguradora.

Normalmente, será preciso preencher um formulário e obter algumas fotocópias dos documentos necessários. Após a entrega conforme o determinado pela seguradora, a empresa tem até 30 dias para liberar o valor da indenização, na maioria dos casos.

Documentação necessária em sinistros

Os documentos ser exigidos após o aviso de sinistro do seguro de vida são:

  • Cópia autenticada da certidão de óbito, em caso de falecimento do titular.
  • Cópia da certidão de nascimento ou de casamento, com data atualizada, feita após a morte do titular. Nela deve haver os dados pessoais, como RG e CPF.
  • Relatório médico para os casos de doenças que causem invalidez permanente ou diante de doenças graves.
  • Declaração dos herdeiros, conforme orientação ou modelo próprio da seguradora.
  • Cópia da certidão de nascimento dos beneficiários com menos de 18 anos, se houver.
  • Cópia do CPF dos beneficiários com idade entre 16 e 18 anos, se houver.
  • Cópia de comprovante de residência, CPF e RG de beneficiários acima de 18 anos, se houver.
  • Autorização de crédito para pagamento em conta, conforme orientação ou modelo próprio da seguradora.

Além desses documentos para resgate do seguro de vida, outros ainda poderão ser exigidos, de acordo com a natureza do sinistro. Os requisitos também podem variar entre uma seguradora e outra, então é importante falar com um consultor especializado antes de adquirir um plano e informar-se sobre essas variações.

Dicas para os documentos de sinistro do seguro de vida

Como vimos sobre o que é sinistro, trata-se de um evento que tem cobertura na apólice de seguro de vida. A partir da ocorrência dele, é feito o aviso do sinistro à seguradora, que solicitará alguns documentos específicos para pagar a indenização.

Portanto, vale seguir algumas dicas para facilitar:

  • Você e seus beneficiários devem ter o contato da seguradora sempre em mãos.
  • Mantenha seus documentos organizados e de fácil acesso às pessoas próximas.
  • Guarde toda a documentação relativa aos sinistros, como exames médicos, despesas de internação, entre outros papéis.
  • Oriente os beneficiários a pegar os comprovantes de despesas médicas ou até mesmo do funeral, na sua ausência.

Assim, você e sua família garantem um resgate do seguro de vida muito mais tranquilo.

Quer saber mais sobre as diferentes coberturas e como facilitar ainda mais o aviso de sinistro? Um consultor especializado em seguros de vida pode ajudar você! Fale com a Torus.